| A MINHA EXPERIÊNCIA EM ARTES - ANTÓNIO ARROIO |

by - 18:10


Já estava com vontade de escrever algo relacionado com o curso que estou a tirar e com a escola em questão. E não poderia haver melhor altura do que esta para falar sobre este assunto, já que a maior parte das escolas estão para começar.

As pessoas tem a mania de não ir para artes porque, ARTES NÃO TEM FUTURO, ou ir para artes porque, ARTES É MAIS FÁCIL, mas será mesmo assim? O que tem futuro neste momento? Rigorosamente nada! Então resta-nos fazer aquilo que gostamos! E sempre foi isso que os meus pais me tentaram transmitir.


Sempre gostei de Artes, aliás lembro-me de ter sido sempre uma das melhores alunas durante todo o ensino básico.

Em relação à António Arroio tive muita sorte em conseguir entrar porque todos os anos centenas de alunos não o conseguem.


O 10º , é chamado o 10º ano comum isto é, aprendemos um bocadinho de todos os cursos que existem na escola para no 11º escolhermos um. Posso dizer que acho que isso me salvou a vida porque quando entrei na Arroio achava que queria ir para Design de Produto e quando vi realmente o que era mudei de ideias em três tempo.

O curso que eu escolhi e no qual estou agora, foi RPE, Realização Plástica do Espectáculo (figurinos, adereços de cena, cenários, tudo o que está por de trás de um espectáculo).


Quando fui para o 11º tive que tomar algumas decisões como o curso, que já vos disse, e tive que escolher uma disciplina opcional entre Matemática B, Físico Química, Teoria do Design ou Gestão de Artes. Escolhi Matemática mas fiquei em Gestão de Artes, não adiantou de muito (risos).

Ou seja as disciplinas que tive foram: Português, Inglês, História e Cultura das Artes, Filosofia, Desenho A, Geometria Descritiva A, Gestão de Artes, Projecto e Tecnologia (RPE) e por fim Educação Física.

A carga horário simplesmente brutal. É super injusto vermos os nosso colegas do ensino recorrente (Artes Visuais) com cerca de 6 disciplinas e nós com 9. Sendo a nossa escola também pública, simplesmente de ensino especializado (pelo facto de termos um curso para além do suposto ensino recorrente).


O meu 11ºano foi completamente um desastre, a minha turma era horrível, pelo menos eu não me identificava com as pessoas em questão e acabava por ter mais colegas fora da turma, o que fazia com que eu faltasse às aulas e consecutivamente chumbasse o ano por faltas.

Por favor nunca façam isso, não há maior burrice, acabei por perder um ano da minha vida por pura estupidez.

Fui outra vez para o 11º ano, ou melhor pela 1º vez porque era tudo novidade para mim.

No meio de tanta desgraça tive alguma sorte, fiquei numa turma impecável mesmo, onde toda a gente se dá super bem.


Por fim queria só falar um bocadinho de 3 disciplinas em especial que são elas:

- Gestão de Artes: Eu gosto da disciplina acho que é super importante, basicamente ajuda-nos a perceber o que se passa por de trás de um evento, de um teatro, todas as burocracias e coisas chatas que são importantes para entrar no mundo das Artes.

- Desenho A: Não gostei muito do 10º ano mas o 11º foi incrível, era uma das minhas aulas preferidas, sinto que aprendi imenso e desenvolvi o meu gosto pelo desenho.

- Projecto e Tecnologias (RPE): Sem sombra de duvida a minha disciplina preferida. RPE é um dos cursos mais trabalhosos da escola, é tudo feito em cima do tempo e com muita pressão. Pensar num conceito, fazer o projecto o portefólio... É muita coisa em pouco tempo. Mas eu adoro isso e dou-me super bem com a disciplina.


Por fim e o único aspecto negativo que existe, é que estar em artes não é propriamente barato, o material é todo muito caro.
Principalmente porque convém ser de qualidade senão os vossos trabalhos vão sair prejudicados.

You May Also Like

20 comentários

  1. Deve ser espetacular andar neste tipo de ensino! Acho que o regular ainda está muito àquem daquilo que poderia ser, e obrigam-nos a escolher tudo muito cedo e talvez não encontrando a área que realmente gostaríamos. Acho que devíamos poder combinar certas disciplinas, como por exemplo FQ e HIS. São essas pequenas coisas que não nos deixam alcançar.
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portugal não é dos países com o pior ensino, muito pelo contrário. Mas concordo, há muita coisa que tem que mudar ainda. Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E bom sim, exaustivo mas muito bom. Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Admiro imenso quem tem dons artísticos, eu sou uma nódoa, se calhar por isso dou ainda mais valor. E realmente é uma pena o material ser tão caro :(

    Beijinho

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A arte são sentimentos e cada um demonstra da sua maneira. Não é preciso de coisa ser visualmente bonita. Por isso todos nós temos dons artísticos. Sem dúvida que é. Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Ola,Adoreiiii:)
    Novo:
    http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/09/new-sundays-brunch-with-pool-access-at.html#disqus_thread
    Bjs Karina

    ResponderEliminar
  5. Fantástico! Quando andava no 8º ano queria imenso seguir artes mas depois acabei por não o fazer porque não achei de todo que fosse mais fácil, muito pelo contrário. Eu não tinha assim tanto jeito para a coisa :P Gostei imenso do teu post e claro já te estou a seguir!
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que tenhas seguido uma coisa que realmente gostas e que hoje estejas feliz com isso... Muito obrigada e fico muito agradecida, beijinhos :)

      Eliminar
  6. Este tipo de ensino deveria ser mais amplo e apanhar várias áreas. Perece teres bastante jeito para as artes :)
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que sim. Muito obrigada, beijinhos :)

      Eliminar
  7. Olá, antes demais parabéns pelo post, gostei do que escreveste e das imagens. Eu sou da opinião que não existem cursos mais fáceis que outros, simplesmente uns têm as suas exigências que outros tantos não têm essas mesmas exigências.
    Cá em casa temos o lema de que as pessoas seguem o rumo académico que quiserem, desde que não se desista de estudar e ter um curso (completo e concluído) - apesar de que a minha Mãe gostaria imenso de ter um filho médico e outro advogado xD

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Cada um tem as suas exigências é verdade. Mas artes e línguas é um ensino de opiniões, eu posso ter um professor que ama ou odeia o meu traço e um que adore a minha maneira de escrever e outro que deteste. Já tudo o que é matemáticas, não tem muito que enganar, é assim porque é. Beijinhos :)

      Eliminar
  8. Meu sonho era fazer artes, um bom curso! Mas acabei optando por Matemática por estar mais próximo de minha casa! É um curso maravilhoso, mas difícil!



    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico com pena que não tenhas seguidos aquilo que gostavas realmente, mas se o curso foi maravilhosa é porque não foi mau de todo, beijinhos :)

      Eliminar
  9. adorei o post querida :) o mundo das artes sempre me fascinou mas acabei por seguir um caminho diferente
    realmente, o teu 11º deve ter sido em cheio
    fiquei muito curiosa para conhecer os teus trabalhos, talvez um dia possas fazer um post acerca disso ^^
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe um dia partilhe aqui um pouco daquilo que eu faço... Beijinhos e muito obrigada :)

      Eliminar
  10. ola linda, adorei o post:)
    NewPost:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/09/beautiful-portofino-restaurant-with-sea.html#more

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ♥